Uma ‘espécie de trindade’

No caso dos Arautos, há 3 pessoas às quais se atribui o mérito da fundação – Dr. Plinio, Dona Lucilia e Mons. João. Cerca de dois anos atrás, de forma irrefletida, o sociólogo Massimo Introvigne qualificou esse trio como sendo uma ‘trindade’.

56

Ora, sabemos que, na teologia católica, ‘trindade’ é um termo que imediatamente alude à Santíssima Trindade, ou seja, às três pessoas que há em Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), e cuja existência nos foi revelada por Cristo (sendo Ele próprio a Segunda Pessoa). Assim, qualificar os fundadores de ‘trindade’ significa insinuar que eles estariam sendo colocados na posição de ‘deuses’. Nada mais surreal. E, ao mesmo tempo, nada mais conveniente para quem quer criar algazarra.

Os pouco criativos ‘anti-arautos‘ passaram a repetir como papagaios o termo, obviamente para tentar dar aspecto de ‘heresia’ a uma devoção legítima, e com isso impressionar pessoas desinformadas.

Os opositores, muitos dos quais viveram anos nos Arautos, sabem muito bem que a devoção a Dona Lucilia, Dr. Plinio e Mons. João não tem absolutamente nada a ver com substituição à Santíssima Trindade.

Como parece se tratar de uma mera questão numérica – e não teológica – poderiam referir-se aos fundadores como um ‘trio’, ‘tríade’, e até ‘trinca’. Isso foi abordado em um texto anterior, mas, pelo visto, eles tem preferido reafirmar a expressão ‘trindade’, conforme vemos nesse trecho recente:

58

Enfim, já que essa expressão está arraigada no espírito deles, resolvemos dançar a mesma música, e apresentar aos leitores outras ‘espécies de trindades’ que existem por aí, utilizando o mesmo critério tolo e obtuso adotado por eles, com base na afirmação do sociólogo: para qualificar uma ‘trindade’ bastaria uma grande afinidade entre 3 pessoas célebres.

Começamos com essa ‘espécie de trindade’, formada por Santo Agostinho e seus primeiros discípulos, os Santos Alípio e Possídio.

alypius possidius

Podemos também aplicar a lógica dos ‘anti-arautos’ ao trio que esteve na raiz da ordem salesiana – formado pela venerável Margherita, seu filho Dom Bosco, e seu discípulo Miguel Rua. Assim, eles também formariam ‘uma espécie de trindade’.

trinita

Ainda segundo a lógica dos opositores, os Três Reis Magos também seriam ‘uma espécie de trindade’.

tres-reis-magos-da-record

A julgar pelo critério ‘trio x afinidade x celebridade’, para os opositores dos Arautos os Três Mosqueteiros também seriam ‘uma espécie de trindade’.

Aramis coul

Trazendo para situações mais recentes, teríamos a ‘trindade’ dos Irmãos Metralha.

download

Um ‘anti-arauto’, ao ver a cena abaixo, certamente dirá que o Pato Donald está em contato com uma trindade.

16182025948621

E o que dizer de Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho na Copa de 2002? É óbvio que, na lógica anti-aráutica, esse trio de atacantes também foram ‘uma espécie de trindade’.

Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho penta

Passando para o universo cult, a lógica de ‘ex-arauto hard’ nos leva a concluir que Han Solo, a Princesa Leia e Luke Skywalker também formaram uma ‘trindade’.

img-2009223-f

Pela mesma lógica, o trio da saga Harry Potter também são uma ‘trindade’.

harry-potwe_330086_36

E, claro, não podíamos deixar de incluir a ‘trindade’ de Matrix!

matrix-menorjpg

E  finalizamos com mais alguns exemplos de onde poderia ser aplicado a “teologia” anti-aráutica sobre ‘trindade’.

Sem título

 

23

 

43

 

lp-trio-parada-dura-ultimo-adeus-1981-copacabana-D_NQ_NP_14566-MLB213276323_4502-F

 

 

 

 

5 comentários sobre “Uma ‘espécie de trindade’

  1. Uma pergunta pra pessoal da seita anti Arauto: Júlio César, Pompeu, o Grande, e Marco Crasso faziam parte de um triunvirato ou de “uma espécie de Trindade”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s